Programa "Mulheres Mil" qualificará 70 giruaenses

Programa "Mulheres Mil" qualificará 70 giruaenses

Em parceria com as Secretarias de Promoção Humana e Trabalho e Cidadania, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) apresentou publicamente o Programa "Mulheres Mil", que será desenvolvido em Giruá a partir do mês de maio deste ano. O ato ocorreu no dia 22 de abril, no Gabinete do Prefeito Municipal Fabiam Thomas, sendo prestigiado por diversas autoridades. Em sua fala, o Prefeito comemorou o desenvolvimento de mais uma ação voltada para a qualificação pessoal e profissional, e, em especial, para as mulheres em situação de vulnerabilidade social. "Giruá já é referência na oferta de cursos profissionalizantes, está qualificando centenas de giruaenses a cada ano, e recebe agora, de braços abertos, o Programa Mulheres Mil", atesta Fabiam.

A Secretária Fátima Ehlert, agradecendo o apoio dos Secretários Carolina Konzen Thomas e Cláudio Amaral, explanou aos presentes os objetivos do 'Mulheres Mil', chamando a atenção também para os prazos e condições das inscrições. O Programa, que é uma ação integrante do Plano Brasil Sem Miséria (BSM), insere-se no eixo de Inclusão Produtiva e tem por objetivo central propiciar o acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade social a oportunidades de ocupação e renda por meio da oferta de cursos de formação inicial e continuada com carga horária mínima de 160 horas. Em Giruá, serão ministrados dois cursos, nas áreas de vendas e recursos humanos, e a responsabilidade pelos mesmos caberá ao Instituto Federal Farroupilha (IFF) - Campus Santa Rosa, parceiro do Governo Municipal nesta estratégia de desenvolvimento social.

Representando o Instituto Federal, a Coordenadora Cláudia Nunes saudou a iniciativa do Governo Municipal de Giruá, e ratificou as palavras da Secretaria Fátima Ehlert, agradecendo também aos demais Secretários presentes pelo engajamento ao Programa. Cláudia defendeu a permanência das mulheres inscritas nos cursos oferecidos, para que as mesmas obtenham com segurança a sua independência através da qualificação pessoal e de posições cada vez melhores no mercado de trabalho.

As alunas inscritas receberão camisetas, material didático completo, e uma bolsa auxílio com valor aproximado de R$ 150,00 por mês. Os cursos, chamados de formação inicial continuada (cursos FIC), terão carga horária de 160 horas, e estão inseridos na plataforma do Pronatec.